A associação apresenta propostas de trabalho de continuidade e de renovação, partindo de projetos dinamizados desde a génese da associação, bem como a implementação de novas ações, que acreditamos, enriquecem a intervenção da A.R.A.A no concelho e na comunidade envolvente.
Partindo do objetivo base da associação - desenvolvimento de projetos em que a dança e as artes no geral - são o elemento impulsionador com a comunidade, a A.R.A.A. fundamenta as suas propostas artísticas e de programação na dança, artes performativas multidisciplinares, produção e música, pretendendo fomentar um entrosamento entre as artes.
Temos como objectivo vários níveis de ação, que implicam pesquisa e registo do património intercultural, na sua maioria, através do desenvolvimento das actividades propostas, incluindo a produção e organização de festivais, actividades pontuais e regulares, assim como a criação de novos espetáculos.
Continuamos com a proposta de um maior enraizamento no concelho residente, dando continuidade aos projetos que já tem com parceiros da região e fortalecendo-os.
A criação de laços entre as associações do concelho, a colaboração com juntas de freguesia e o município de Silves tem contribuído para a nossa ação na oferta e partilha de espetáculos culturais.
A importância das associações na comunidade, principalmente no estado atual do mundo, impulsionam a A.R.A.A. a apresentar atividades em parceria com associações do concelho, trabalhando em rede para melhor poder servir a comunidade que a envolve. Tendo um papel cada vez mais ativo junto do poder político, as associações são no fundo, a voz de milhares de pessoas na representação dos seus interesses e na defesa dos seus direitos. Consideramos ser crescente a importância das associações artísticas numa sociedade culturalmente pouco informada.
Objectivos
1. Sustentabilidade da associação A.R.A.A. encontrando um equilíbrio entre fundos públicos e receitas próprias para viabilizar todos os seus projetos.
2. Sustentabilização do processo de profissionalização de agentes culturais e artistas pelas formações, mas também através da programação, da contratação e da oportunidade de apresentação do seu trabalho para e com a comunidade.
3. Desenvolver o concelho através de uma programação artística é um objetivo a longo prazo. Pretendemos desta forma, que a arte seja vetor de criação de emprego sustentável, permitindo o acesso da comunidade à cultura.
4. Promover as danças como uma forma artística de sociabilização e coesão das comunidades, é um objetivo que se concretiza durante o planeamento das actividades, já que elas são sempre desenvolvidas em parceria com autarquias, outras associações e/ou entidades particulares.
5. Todas as atividades da A.R.A.A. convergem para o propósito final de reabilitar as artes como processo de coesão das comunidades locais, regionais, nacionais e internacionais.
6. É do nosso interesse efetuar convites a artistas/professores/estudiosos para desenvolverem trabalhos de criação artística em conjunto com a A.R.A.A. e também criar e manter parcerias com associações com objetivos similares. Estas criações/parcerias conjuntas são um projeto de especial interesse para o conhecimento; o bem estar físico, psicológico e emocional; para a valorização e devolução de estilos coreográficos e ao mesmo tempo; um incentivo a uma visão criativa e uma atitude ativa que motive toda a comunidade envolvente.